Educação em Saúde e Espiritualidade

EIXO 2 – EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

eixo 2

2.1 Portfólio de Espiritualidade e Saúde – PES

Cada ligante deverá escrever e compilar em um portfólio as experiências vivenciadas nas atividades do Programa, sobretudo aquelas em que se abordará o paciente, devido à essencialidade desse contato para sua formação acadêmica.

2.2 Educação continuada em Espiritualidade e Saúde – ECES

Ofertar-se-á aos ligantes veteranos, que aprofundarão os estudos em espiritualidade/religiosidade, cuidados paliativos e humanização em saúde, através de textos, vídeos e rodas de conversa.

Além disso, eles atuarão como tutores dos ligantes novatos na Visita técnica à UCE-HRC, PABCP e TTPAE e poderão ser solicitados a auxiliar na Monitoria de Introdução à Espiritualidade na Semiologia Médica (PEEX).

2.3 Introdução à Espiritualidade na Semiologia Médica – Monitoria do Programa de Integração Ensino Extensão – PEEX

Com o objetivo de fornecer aos estudantes da graduação em Medicina da Universidade Federal do Cariri subsídios para abordar o paciente na dimensão espiritual, pretende-se ofertar essa monitoria.

2.4 Treinamento teórico-prático em Anamnese Espiritual – TTPAE

Consistirá em 2 sessões teóricas, onde serão abordados tópicos gerais sobre espiritualidade na prática clínica, instrumentos de coleta de anamnese espiritual (centrado no protocolo FICA) e comunicação com o paciente; 2 sessões práticas que ocorrerão no HMSVP, onde será realizada a anamnese com o paciente previamente selecionado pelos monitores/turores da LIASE e 1 reunião integrativa para troca de experiências entre os participantes.

2.1.2.5 Minicurso de comunicação de más notícias

Realizar-se-á em parceria com o Curso de Psicologia da FVS (Faculdade Vale do Salgado), com foco no desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para comunicação de más notícias, voltado para os profissionais de saúde e interessados da região do Cariri e adjacências.