Espiritualidade no VER-SUS: reacendendo energias pelo SUS que dá certo

No último dia 24/01, estivemos reunidos com o pessoal do VER-SUS | Edição Cariri 2016.1 em Juazeiro do Norte. O dia de vivências foi todo dedicado à imersão e rodas de conversa sobre práticas religiosas e espirituais e como podem influenciar a construção dos processos saúde-doença-adoecimento e, mais importante, sua recuperação.

Os viventes estiveram reunidos com membros de igreja protestante e também com um representante de religião de matriz afro-brasileira (Candomblé), e ainda visitaram o Baixio das Palmeiras.

No fim do dia, em roda de conversa mediada por nós,  levantamos diversas palavras-chave para iniciar uma discussão bem bacana:

  • resiliência
  • empatia
  • espiritualidade / religiosidade / religião
  • humanização / humanismo

LIASE no VER-SUS

Ao longo da noite, entre conversas, risadas, dinâmicas e oficinas de teatro do oprimido, pudemos conhecer um pouco da importância da espiritualidade na história pessoal de cada participante, além de aprofundar conhecimentos e trabalhar sensibilidades para a abordagem prática dessa dimensão tão importante para a saúde (dos pacientes, dos cuidadores/familiares e também dos próprios profissionais!).

Sabemos que não é possível fazer saúde sozinhos;

sabemos que não é possível considerar somente a parte física ao cuidar do outro, que está em sofrimento;

sabemos que precisamos cuidar também de nós mesmos para tentar auxiliar àqueles que buscam nosso suporte…

depois dessa noite, avançamos na compreensão do valor da espiritualidade que permeia nossos objetivos e metas, nossas relações e nosso trabalho. E avançamos juntos!

LIASE no VER-SUS

Gratidão é o sentimento que fica na escrita dessas palavras que tentam traduzir um pouco do muito experimentado em nosso encontro. Salve VER-SUS! Salve LIASE! 🙂

Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri

1 Comentário em Espiritualidade no VER-SUS: reacendendo energias pelo SUS que dá certo

  1. Ingrid Grangeiro

    Quanta riqueza há na troca do saber. Foi muito gratificante esse momento co-elaborado pelo VER-SUS e LIASE. Que possamos sempre refletir e resignificar nossa prática profissional, qualificando a nós mesmos enquanto pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php